Tuesday 29 September 2009

E depois das eleições...

...continuam as asneiradas do antigo executivo que por acaso (ou não) continua a ser o mesmo! Vejamos...

A Comissão Europeia irá abrir em Novembro um procedimento de "défice excessivo" contra Portugal, uma situação em que se encontram mais de metade dos Estados-membros da União Europeia, que viram as suas contas públicas derrapar com a crise.

Até aqui, porreiro, vamos ser multados...mas os outros também, portanto não estamos assim tão mal!

Mais abaixo lê-se:
O governo português já avisou que o seu défice deverá chegar este ano aos 5,9% do PIB, agravando-se assim o valor face aos 2,6% estimados para 2008.

Se bem percebi o limite são 3%...vamos bater quase nos 6% (sim, porque do previsto ao real, o mais certo é ainda chegarmos aos 7%)!!!

Pouco percebo de politica mas nos últimos tempos não me lembro de um défice tão mau!

Para os menos entendidos, o défice público (ou défice orçamental) corresponde ao saldo negativo das contas públicas, ou seja, à diferença entre as despesas do estado e as suas receitas.

Venham de lá então esse TGV e aeroporto! Há quem esteja contente pela Euribor estar sempre a baixar, vamos lá ver se ficam contentes com os impostos sempre a subir! :)

A mim que me importa!

Para referência:
Previsto no artigo 104.º do Tratado que institui a Comunidade Europeia (CE) e definido pelo Protocolo sobre o procedimento relativo aos défices excessivos, anexo ao Tratado CE pelo Tratado de Maastricht em 1992, os valores de referência são:
3% para a relação entre o défice orçamental programado ou verificado e o Produto Interno Bruto (PIB) a preços de mercado
60% para a relação entre a dívida pública e o Produto Interno Bruto (PIB) a preços de mercado.

(in Comissão Europeia)

1 comment:

Unknown said...

Por muita razão que possas ter, isso vem completamente atrasado e fora de contexto. Já se sabe aos meses que o défice vai ter esse valor, diria mesmo desde o inicio do ano.