Thursday 31 May 2007

Porque deitamos sangue pelo nariz e como o parar?

Depois de verificar que muitas das visitas a este blog se devem principalmente a estas duas questões, resolvi fazer serviço público e divulgar algumas soluções para este flagelo da humanidade humana! :D

Primeiro, porque deitamos sangue pelo nariz?
Como devem saber, o nosso corpo possui veias...e o local do nariz não é excepção. acontece que as veias que possuímos no nariz são frageis! Muitas vezes só o facto de nos assoarmos é suficiente para rebentar uma dessas mini veias e começar a sangrar.

Existe um outro motivo...o de levarmos um murro bem acente no meio das ventas e ir a cana do nariz á vida...aí também se deita um pouco de sangue. É o factor dor que nos diz qual o motivo exacto porque sangramos...se não doer, foi só uma veia...se doer, é sinal que levamos na tromba e agora estamos numa de evacuar plaquetas e globulos vermelhos!

Segundo, como parar de deitar sangue pelo nariz?
A primeira atitude a tomar é pegar em gelo (ou o que de mais frio houver por perto) e apertar a narina que está a escoar o dito liquido. Um pormenor, não apertar a narina na ponta, pois dado o facto de o nariz nessa zona nao possuir ossos, o efeito não é o desejado...devem apertar a narina numa zona superior, onde consigam exercer pressão contra a cana do nariz. Ah...e não virem a cabeça para o céu! Isso só faz mal! A unica coisa que devem fazer é mesmo o que descrevo! Nada mais...a não ser que queiram ficar com o cerebro inundado de sangue!

Para aqueles cujo deitar sangue pelo trombone é um problema constante, têm sempre a opção de se dirigirem a um hospital ou centro de saúde e pedir para queimar as referidas mini veias do nariz! (não estou a gozar...é uma coisa muito simples e não provoca dor)...e assim as veias já não correm o risco de estar constantemente a rebentar e derramar o belo liquido! Esta alternativa só tem um senão...como o nariz já não é irrigado pelo sangue, porque as veias estão queimadas, o nariz acaba por apodrecer e cair passados alguns dias...mas os buracos continuam lá, portanto continuam a poder cheirar os diversos odores deste mundo! :D

Quanto ao sangrar devido a termos levado com uma bem assente nas ventas, o melhor mesmo é recorrer ao hospital para que nos reponham a cana do nariz no sitio!

Isto foi serviço publico! voltem sempre e coloquem as vossas duvidas existênciais...terei o maior gosto em responder-lhes! :D

8 comments:

Unknown said...

Na verdade deves mesmo levantar a cabeça para parar a hemorragia. Sim, podes engolir um bocadinho de sangue, e depois? Somos homens ou maricas?

Anonymous said...

Tb já li que não se deve nem levantar nem baixar a cabeça... Já agora! És medica??

Isália said...

E quando se está a dormir e acorda-se com o nariz a esvair-se em sangue? é devido ao quê?

Anonymous said...

quando nao percebemos do assunto o melhor mesmo é estarmos calados!!!!

Ricardo Marinho said...

Acredito que sejam essas mini-veias mesmos... Penso que deveria haver uma solução, que não fosse a de queimar as mini-veias..

Anonymous said...

olha vai te fuder so falas merda devias era queimar as mini veias do cu...

Benjamim said...

:)

su said...

Pois eu tive aulas de saúde e socorrismo e o que aprendemos nas aulas, é que se deve levantar o braço e apertar (precionar) a veia que passa por de baixo do braço, para que a hemorragia pare!!