Wednesday 19 December 2007

A ciência dos chapéus de chuva...

...que deva dizer-se, é muita e eu não a domino! Ainda que os haja piores que eu!

Chegou a chuva e hoje, num curto trajecto a pé consegui ver um número absurdo de chapéus de chuva no lixo!

Isto leva-me a concluir duas coisas:
Primeiro, o chapéu de chuva é um bem que requer manutenção! É verdade! Aquilo não é usar, fechar, arrumar e daqui a um ano está a bombar...não! O chapéu de chuva requer manutenção! É necessário cuidar das varetas de metal que apanharam àgua ou ficou torta, é o mecanismo de abertura automático que fica com folga...enfim, muita coisa é necessária fazer para manter um chapéu de chuva operacional de ano para ano! A manutenção mais vulgar de se praticar é mesmo a compra de um novo em cada ano sempre que chega a época das chuvas...eu não o faço e perceberão no final deste post porquê...

Segundo, andar com chapéu de chuva é uma ciência e uma arte! Senão tentem andar com chuva e vento por entre as ruas de uma cidade?!...A técnica e perícia necessárias para evitar que o chapéu fique virado ao contrário ou num estado pior é elevada! Ora o vento está num sentido, ora está noutro...e um edificio abriga do vento e no seguinte já surgem rajadas não se sabe bem de onde...depois é a chuva que num instante parece vir de um sitio, depois já vem de outro (lá está, porque o vento mudou)...enfim, andar com chapéu de chuva é uma arte e uma ciência!

E com tudo isto retiro uma importante lição sobre o chapéu de chuva...amanhã o chapéu fica em casa! Mesmo que esteja a chover torrencialmente!

PS: e é por esta lição que não compro um chapéu em cada ano...acabo por chegar sempre a esta conclusão após o primeiro dia que o uso! :)

No comments: