Friday 14 December 2007

Mensagens de sensibilização nas auto-estradas

Todos certamente já repararam que pelas auto-estradas fora existem paineis onde é normal aparecerem mensagens sobre o estado do transito, informaçoes sobre acidentes ou simples conselhos para quem conduz.
No entanto, a Brisa decidiu usar esses mesmos "letreiros" gigantes para passar uma mensagem sensibilizadora aos automobilistas...a mensagem é algo do género: "13 de Dezembro de 2008 - 86 mortos nas estradas...". Tem mais uma frase terminal que não me recordo agora o que diz...

Desde que não deixem de colocar as informações que são uteis, numa primeira opinião, até não parece mal este tipo de campanha. Acontece que me apercebi que isto não se trata de uma campanha, mas sim uma forma dos automobilistas participarem de forma activa no contador de mortes que está na mensagem! E digo isto, pois na passada madrugada, vinha eu para casa e ao aproximar-me de um destes paineis, comecei a le-lo..ora, perante uma extensa mensagem aliada ao sono e cansaço que o final da semana impõe, apercebi-me que demorei os segundos suficientes para um carro à minha frente parar de forma brusca e eu nem sequer ver no que acertei!

Resumindo, o automobilista vai descançado a ler uma mensagem de sensibilização a quem circula nas estradas..."ui...86 mortos...bastante..." e PUM! (actualizando painel) "13 de Dezembro de 2008 - 87 mortos nas estradas..."

No comments: