Wednesday 1 April 2009

Viver da mama

Viagem até Cascais...

Ía eu no metro quando um telefone toca. O individuo do banco da frente atende. Entre cumprimentos e outros assuntos vem à conversa emprego:


- Epá, agora não me dá jeito...fiquei desempregado!
...
- Pois é! Eles íam dispensar pessoal e eu pedi para sair!
...
- ... o Sócrates está a pagar-me para ficar em casa...
...
- Eu arranjo trabalho quando quiser, trabalho não me falta...mas agora vou ficar em casa, o Sócrates paga-me para eu ficar em casa, tenho de gozar disso!
...


Acho que as palavras deste tipo falam por si e descrevem a verdadeira mentalidade portuguesa...têm oportunidade de trabalhar, mas preferem ficar em casa a viver do subsidio de desemprego. Depois ouço-os a queixarem-se que estão velhos para arranjar trabalho, que não conseguem viver com o subsidio, que há falta de dinheiro, que ganham pouco e nunca evoluem na carreira...enfim, as queixas do costume!
Como se as oportunidades de trabalho, as promoções, os aumentos estivessem sentados à espera que os 'lords' se decidam a ir trabalhar! Não é aquele tipo, é outro que agarra o "trabalho que não lhe falta"...e quando precisar de ir trabalhar, quando se acabar a mama do desemprego, se calhar o caso complica-se...

Todos criticam o estado e a classe politica porque vivem à custa dos contribuintes...não os defendo, mas a quem pensa assim e tem atitudes como a que descrevi anteriormente tenho a dizer que também anda a viver à custa dos contribuintes...afinal o subsidio de desemprego não cai do céu!

Continuemos...e em breve chegaremos aos 40 anos de atraso sobre a união europeia ao invés dos 20 com que já vivemos!

No comments: