Friday 13 April 2007

Acidentes rodoviários - a ignorância humana!

Mais um dia, mais uma viagem pela estrada até à escola! Mas no entanto, a viagem de hoje ainda mal tinha começado e já estava parado! Acidente(não meu)!

Depois de uns 30 minutos em fila (isto a sair da terrinha, numa nacional...pode parecer pouco mas é muito tempo), de ambulâncias e carros ed bombeiros terem passado, imaginei um cenário negro para aquele acidente, afinal até o carro de desencarceramento estava presente! Ao passar pelo sucedido vejo dois carros, um em cada faixa, cada um com um farol partido e umas pequenas mossas na dianteira de cada um...e azar de quem circula naquela estrada, apenas havia um espaço entre estes dois veiculos por onde se tinha de fazer um zig-zag para passar...isto um sentido de cada vez!

Mais uma vez, uma situação que despertou uma série de questões no meu subconsciente! Primeiro, estamos a falar de um toque! Porque raio não se retiram de imediato os carros da via?! Já lá estavam os bombeiros...nunca ouviram falar em spray? Aquilo que este tipo de entidade (bombeiros, GNR, BT, etc) usam para marcar a localização dos veiculos e fora com eles para desimpedir a estrada! Mas não...o aparato fica sempre bem!
Isto leva-me também a questionar se os envolvidos no acidente se julgam o centro do mundo? Porque se para eles tudo o que havia a fazer durante o dia fica condicionado por este incidente, todas as outras pessoas têem a sua própria vida! E não têem o veiculo todo amassado para poder justificar ao patrão que apanharam um acidente! Também já estive no papel do acidentado...e a primeira coisa em que pensei assim que consegui tirar o cinto de segurança e virar-me para ficar no sentido correcto (pois stava de pernas para o ar) foi "como vou eu sozinho virar o carro para o tirar daqui?". Podem pensar que isto foi um pensamento parvo...acabo de virar um carro ao contrário e é isto que me ocorre?!...mas é verdade. Talvez pelo meu sentido prático ou simplesmente porque não gosto de incomodar as outras pessoas!

Ainda em relação ao que se passou hoje, uma última questão, quem foi o parvo que mobilizou metade do quartel de bombeiros do sitio?! É que da forma como os bombeiros acorriam ao local, a pessoa que os notificou deve te-lo feito de forma tal que aquilo mais parecia um dos maiores acidentes rodoviários da história!

Uma nota que gostava de deixar a todos os automobilistas: a declaração amigavel de acidente é para ser usada! quando tiverem um acidente, se possivel, retirem os veiculos da estrada e depois tratem das burocracias e afins, mas não parem meio mundo simplesmente porque tiveram um pequeno azar! Obrigado :)

1 comment:

Anonymous said...

Realmente, as pessoas hoje em dia gostam de ser o centro do mundo.