Thursday 12 November 2009

Para onde vai o dinheiro?!

Numa conversa assim muito rápida de 3 linhas ocorreu-me uma questão...

Ora vejamos, sobre o assunto dos descontos do salário de cada um...

Dizem os especialistas (e os que nada percebem) que daqui a 20 anos a segurança social está falida! Não haverá reformas para ninguém e o futuro são os PPR's!

Isto faria sentido se estivessemos a pagar mais reformas do que o valor em descontos, ou seja, a despesa da segurança social ser superior às receitas! Mas isto é praticamente impossivel, senão vejamos, actualmente pagamos as reformas de quem trabalhou numa era onde os salários eram brutalmente baixos! Relembro hoje pessoas que à 20 anos ganhavam 200€ de salário (aka 40 contos), numa fase já avançada da carreira e tratam-se de pessoas que ainda nem se reformaram, portanto estamos a pagar as reformas de pessoas que ganharam bem menos que essa média. Também é certo que a reforma de um individuo é calculada com base no seu salário enquanto activo.

Concluindo, pessoalmente os meus descontos servem para pagar a misera reforma a duas pessoas...ou seja, se existirem o dobro de pessoas reformadas em relação à população activa, então a segurança social teria um saldo neutro. Mas existem bem menos reformados! Não temos 1/3 da população reformada...logo, o que se desconta para a segurança social deveria chegar e sobrar...então se sobra, para onde está a ir esse dinheiro para daqui a uns anos haver falência?

Daqui a uns anos (muitos), eu irei para a reforma e não haverá gente a trabalhar e a descontar também? Irá haver estagnação ou decréscimo da média salarial? Será que iremos voltar a ganhar salários de 40 contos no auge de carreira?!

Quem é que está a meter dinheiro ao bolso, pah?!

1 comment:

gng said...

Ih ca burro!

A segurança social tem fórmulas muito mais complicadas que as aqui descritas. Mas sim, é o presente que paga os reformados actuais (e não o que tu descontas para pagar a tua própria reforma).

Vais precisar sempre de uma sociedade em pirâmide (maior força activa que reformados) para manteres as reformas do ppl.

E as mentes entendidas dizem que a segurança social está salva. Pessoalmente não acredito em reforma da segurança social. Primeiro porque tenciono morrer jovem (questão de estilo), segundo porque, se lá chegar, já a dita foi à falência. Mas não me parece que estejam a roubar daí... e vai daí, pensando bem....