Thursday 5 November 2009

Síndrome do estrangeiro?

Frequentemente dou com pessoas a demonstrarem uma enorme necessidade de viajarem para o estrangeiro...é alusão a viagens, é desabafos em formato de desejos, é filmes sobre outras cidades ou países, é um vangloriar e enumerar de vantagens e boas qualidades das cidades e países estrangeiros!

Reconheço que exista a necessidade de nos deslocarmos para outros meios, quebrar a rotina, ver outras pessoas...mas daí a muita gente sair da cidade Lisboa para se ir enfiar na cidade de Londres, Paris, Amsterdão, Nova Iorque entre outras...é no minimo caricato!

Qual é a diferença?! Para quê tanta publicidade em como vão viajar para aqui e para ali se no final vão para um sitio em tudo muito semelhante ao que estão no momento?! É por se tratar de sitios que aparecem mais vezes na TV do que a nossa capital?!É porque como são estrangeiros, são melhores?! Não será o 'síndrome do estrangeiro' como gentilmente lhe apelidei mas provavelmente o conhecido 'síndrome' de 'a galinha da vizinha é melhor que a minha'!

Num país como poucos outros, uma cidade capital em condições como há poucas...e parte-se rumo a aglomerados de betão que são...errr...identicos...ao que por cá temos! Ridiculo! A ideia de se viajar para outros pontos do mundo não é mudar? Diversificar? Ver coisas diferentes? Se calhar não, e mais uma vez, sou eu que estou errado!

Não vou aqui referir o que será para mim uma verdadeira viagem ao estrangeiro ou que destinos escolheria...num futuro próximo farei essas mesmas viagens e reportarei no local devido!

Até lá, boa viagem!

4 comments:

Unknown said...

Primeiro, quem viaja não quer dizer que não goste de Lisboa, eu considero-me uma pessoa viajadora e gosto muito de Lisboa.

E viajar não é ver betão. O conceito de viajar inclui, para além de ver edifícios, a comida, a cultura, a língua, a forma de estar. Tás a referir o conceito de viajar duma forma muito simplista. Tanto podes viajar para uma savana africana como para uma selva urbana.

E também tás a assumir que quem viaja acha que lá fora é melhor que cá. É melhor nalguns aspectos, noutros não. Como tudo.

"Picos" said...

Esta para mim é um teu perfeito devaneio.
Bons pcos.

Benjamim said...

"Esta para mim é um teu perfeito devaneio.
Bons pcos."

Isso ou uma resposta por impulso do meu espirito revolucionário face à sociedade em que vivemos! :)

Nelson Correia said...

Revolucionário ou ignorante, na medida em que me parece "um pouco" alheado da realidade.

Concordo com a ideia de que muita gente viaja por viajar, ou porque os outros o fazem e não tiram real partido da viagem que fazem. Vão e quando voltam não vem enriquecidos cultural nem espiritualmente. Mas este é um outro sídrome, diferente do que pretendes "atacar" neste post.

Subscrevo o que o Muad'Dib disse.