Wednesday 25 March 2009

O futuro dos empregos?!

Estou recostado na minha cadeira no trabalho...o computador compila código à 5 minutos e não pára...olho fixamente para uma das lampadas acesas e começo a divagar...

"Já almoçava...e por falar em almoço, onde vou almoçar hoje?" penso eu...
(o computador ainda compila...)
"Se calhar vao à Capri...é bom, barato e apetece-me comer massa..."

É então que começo a divagar de forma profunda...

"barato"...ontem tentei lá ir e estava à pinha de gente, desisti...é barato, o pessoal vai lá...ora, mas então se tem clientes, porquê aumentar o preço? Um aumento de 50 centimos, pode significar uma perda de 50% ou mais nos clientes...então porque não mantêm os preços sempre baixos?!
Ah...! Porque têm emrpegados e estes como qualquer cidadão empregado, exige (e com direito) aumento. Então para aumentar os empregados, aumentam-se os preços...

O que fazer para não aumentar preços e manter os clientes? Se calhar são precisos novos empregados que estejam sujeitos a ganhar o que ganham os actuais e que reclamam aumento!

Conclusão, hoje em dia quem vende mais barato tem mais clientes...logo, a manutenção dos clientes e consequentemente a manutenção dos preços baixos passará por dispensar empregados que estejam a chegar à altura do aumento e contratar novos!

Será assim o futuro? Uma rotatividade constante de empregados?! A fuga constante das entidades empregadoras em aumentar os seus empregados?! Talvez! Ainda mais, dada a grave situação economica em que se encontra este planeta...

Caminhamos assim, e cada vez mais depressa para o conceito de "muitos empregos ao longo da vida", abandonando o de "um trabalho para a vida". Sei que esta progressão (ou regressão) já ocorre nos dias de hoje, mas algo me diz que se agravará, podendo chegar à dispensa de trabalhadores de ano a ano...ou seja, um trabalho é garantido...durante um ano!

(o computador continua a compilar...e estou cheio de fome!)

No comments: