Friday 23 February 2007

Armageddon: será real?

Todos já devem ter visto, ou pelo menos ouvir falar do filme Armageddon, um filme em que um asteroide está em rota de colisão com a terra e é enviada uma equipa de "astronautas" para o destruirem (ou melhor, alterar a sua rota).

Era apenas um filme, mas esta situação existe e foi anunciada recentemente pela NASA. Existe um asteroide em (possivel) rota de colisão com a terra. A existir embate, não será uma destruição total, mas sim de uma pequena àrea (um ou mais países) da terra.

No entanto as opiniões dos cientistas divergem em relação à colisão, pois neste momento o dito asteroide, de nome 2004 MN4 descreve uma rota que irá passar muito perto da terra (sem embate), sendo que alguns cientistas defendem que existem alterações na rota de um asteroide e dada a proximidade com que este passa da terra, basta uma pequena alteração para passar a rumar direito a nós!

A data prevista para a passagem/possivel colisão é por volta do ano 2034 (sim, temos grandes probabilidades de ainda cá estarmos).

Fala-se (NASA) em colocar dispositivos no asteroide para monitorizar a sua rota e alterações da mesma, para previnir qualquer alteração nesta, fala-se ainda em alterar a rota deste asteroide, ou seja, aproximamo-nos do que acontece no filme Armageddon...

Agora vem a parte estupida: aceitam-se apostas de qual o país que irá desaparecer e dar lugar a um "pequeno buraquinho" na terra!

Ah...não existe a hipotese de o asteroide colidir com a lua, portanto, aqueles que tiverem possibilidade e na altura se verifique um cenário mais negro, podem sempre dar à sola para o referido satelite terrestre! Aos mais romanticos, não se preocupem, a terra poderá ser destruida, mas continuarão a existir as noites de luar! :D

Aqui fica o link para a noticia da NASA com uma representação gráfica da trajectoria do asteroide.

4 comments:

zabbelinha said...

Escreve menos... :p

PS - não há paciência p ler tanto! :p

zabbelinha said...

ok... já li... mas foi preciso mto força de vontade... Mas agora falando do post, se o asteroide chocar com a Terra paciência... Não vou passar a minha vida a pensar nisso, se não fico paranóica!

Anonymous said...

Acho que precisamos nos preocupar e não enlouquecermos. A anos atraz iria um outro cometa se chocar com a terra. No entanto as igreja s do Mundo todo se puseram a horar e graças a Deus, essa história só virou filme. Então, o Deus continua o mesmo, basta colocarmos a nossa fé em ação. E orarmos muuuito.

Anonymous said...

You write very well.