Wednesday 21 February 2007

O trânsito

Sou uma das pessoas que ruma todos os dias à capital no seu veiculo particular. Assim, sou confrontado com as aventuras e desventuras do trânsito que existe no percurso até ao meu destino.

E uma coisa que me intriga é o facto de à segunda feira de manhã existir um numero em muito superior de carros particulares a entrar em Lisboa pela manhã (hora de ponta). Não me intriga pela quantidade ou por ser segunda feira de manhã...intriga-me sim o porquê desta quantidade de trafego neste dia e não nos outros?! Tenho algumas teorias...a primeira, ainda esta tarde discutida com um colega, de que as pessoas só vão trabalhar à segunda feira, depois simplesmente desistem do resto da semana. Mas rapidamente esta teoria perde a sua validade confrontando esta situação com outro facto...é que à sexta feira à tarde (hora de ponta) o numero de carros a sair de Lisboa é também muito superior aos restantes dias, o que deixa uma ideia que muita gente entra em Lisboa no inicio da semana e sai no final. Pergunto eu, porquê este comportamento? (segunda teoria)Passar o fim de semana fora ou na terrinha não é, pois isto ocorre todas as semanas e não me parece que a malta desate a ir todas as semanas para fora. Para além disso, a chegada seria na segunda de manhã, o que não faz muito sentido pois a essa altura as pessoas devem estar sim a entrar ao serviço e nao a regressar a casa (será que regressam directamente para os seus trabalhos?)
Não encontrando fundamento para as anteriores teorias, resta-me referir que este comportamento é idiota (terceira teoria). Senão vejamos, alguém que trás o carro até Lisboa e que por cá permanece durante a semana, terá o carro parado, pois de transportes publicos a movimentação dentro da cidade é bem mais rápida. Se é para usar o seu carro, então essa pessoa só está a contribuir para o mau funcionamento do tráfego e acaba por perder mais tempo no transito dentro da cidade, o que não é de todo uma ideia inteligente. Assim, porque não vêem até Lisboa e saem da mesma de transportes?! Seria apenas uma viagem à sexta feira de regresso a casa e outra de volta no domingo ao final do dia.

Este é um fenómeno para o qual não consigo encontrar justificação e devo dizer que me irrita profundamente, pois é algo de perder a cabeça a tentativa de entrar em Lisboa às segundas e a saida às sextas...

Ah...e eu uso carro sim, porque demoro metade do tempo que demoraria de transportes (excepto à segunda feira) pois moro atrás do sol posto e transportes é coisa que não abunda...caso contrário até usaria os transportes...

1 comment:

zabbelinha said...

Escreve menos... :p