Friday 23 February 2007

Zonas costeiras em perigo

É uma das noticias da actualidade, a entrada do mar terra dentro. Foi na Costa de Caparica, agora em Esmoriz e não me parecee que acabe por aqui.

Tem alguma piada ouvir as pessoas cujas casas estão em risco de ir com o mar (eu sei que isto parece morbido) mas algumas pessoas, demonstram uma ignorância tal, que elas próprias conseguem transformar uma situação séria em algo simplesmente caricato.

Estava eu ontem a ouvir as noticias sobre os incidentes em Esmoriz, quando a jornalista da RTP se dirige a uma senhora perguntando quem contactaram assim que se aperceberam que o mar estava a invadir as casas junto à praia. A resposta da senhora, e passo a citar "chama-mos a TVI, mas eles não vieram." CHAMARAM A TVI?!?! Oh diabo...sempre pensei que em situações de perigo eminente se contactasse o 112...os bombeiros...a policia...a protecção civil...naaaaaaa...afinal é a TVI! :D
Outro senhor (com bastante experiência de vida) recusava-se a abandonar a sua casa e segundo ele "ainda acredito que as nossas autoridades resolvam o problema". Caras senhoras e senhores de Esmoriz, Costa de Caparica e zonas costeiras em situações semelhantes, apresento-vos o AQUECIMENTO GLOBAL! Isto é um fenómeno da natureza (provocado com a ajuda do homem). Nada há a fazer contra esta situação, a não ser fugir! Compreendo que seja uma situação complicada e que as pessoas tenham trabalhado vidas para construir uma casa...mas, nesta situação, nada há a fazer, o mar vai continuar a avançar e em breve essas zonas, simplesmente deixam de existir! Ou pensavam que os glaciares derretiam e a àgua ía só para as zonas costeiras americana?!...o mar quando cresce, cresce para todos, e Portugal sendo grande parte zona costeira irá sofrer uma redução significativa da sua àrea, é inevitável!

Portanto mentalizemo-nos de uma coisa, as àguas estão a subir e estas actuais zonas costeiras irão desaparecer! Nada há a fazer! Nem mesmo os agentes da GNR dessas localidades nada podem fazer contra a natureza!

Portanto, aceitem o facto de que a natureza tem razão e que graças aos actos da humanidade, alguns já estão a começar a pagar por isso!

1 comment:

zabbelinha said...

Escreve menos... :p