Tuesday 20 February 2007

Eventos próximos

Aproxima-se o mês de Março e com ele dois eventos os quais faço intenções de estar presente.

O primeiro, a realizar nos dias 6, 7 e 8 de Março é referente à Semana Informática no ISEL. São três dias de palestras e demonstrações sobre as novidades no mundo da informática.

Como temas, deixo-vos uma lista de alguns que irão ser falados:

  • As novidades da plataforma .NET 3.0 (onde se incluem as 3 foundations - WPF, WF e WCF - e CardSpace);
  • As extensões LINQ à plataforma .NET e C# 3.0, que introduz na linguagem novidades como: expressões lambda (conhecidas das linguagens funcionais) e tipos anónimos (sim, mesmo com a utilização da palavra reservada "var", continua a ser tudo strongly typed ;) ;
  • Os desafios da programação em dispositivos móveis. Consistirá este modelo de programação apenas na utilização de uma framework diferente? Ou os programadores deverão estar conscientes das condições inerentes à programação para este tipo de dispositivos?
  • Data Mining. O que é? Alguém realmente sabe? :)
  • Radares de abertura sintética. Estes radares permitem por exemplo "tirar fotografias" a alvos relativamente imóveis, quando as condições atmosféricas não são as melhores, tanto de noite como de dia. Isto tem várias aplicações, militares ou não, que mostram como a análise de sinais é tão importante nos dias de hoje;
  • Processamento digital de fala: como conseguem as máquinas perceber o que dizemos e até falar connosco? Pois é, as cadeiras de sinais também servem para isto :)
  • Projecto Galileo: a alternativa da ESA (Agência Espacial Europeia) ao GPS?
  • Sincronização declarativa na plataforma .NET. Numa altura em que a programação concorrente se tem vindo a revelar cada vez mais importante, vai-se apresentar algumas abordagens Aspect Oriented Programming, que permitem separar a funcionalidade dos requisitos de sincronismo, permitindo uma maior limpeza de código e a geração de código sincronizado optimizado.
  • E muito mais!

A entrada no evento é gratuita e a localização é no ISEL.

Mais info em http://www.deetc.isel.ipl.pt/sinfo07/

O segundo evento, a realizar nos dias 9 e 10 de Março é o Efeito Borboleta. Trata-se de uma iniciativa que está no seu primeiro ano de realização e tem contornos de um festival, se bem que ainda numa versão muito minimalista, no entanto é uma iniciativa com futuro.

As bandas que irão participar neste evento serão:

Linda Martini

The Doll and The Puppets

U-Clic

Dapunksportif

Fat Freddy

M-Pex

O evento decorre na vila de Tramagal e o preço será um valor simbólico ainda por definir.

Podem ver o cartaz em http://www.cistus.pt/efeitoborboleta07/images/cartazEB.jpg

Mais informações em http://www.cistus.pt/efeitoborboleta07/

Eu vou, e tu?

No comments: